domingo, 13 de janeiro de 2013

Windows Phone: Um ponto de vista Técnico e Comercial


Recentemente tive a oportunidade de participar de um Bootcamp da Nokia orientado a nos introduzir no mundo do Windows Phone. O curso veio nada mais e nada menos que junto a IT Master, o instituto mais importante no que respeita a ensino de tecnologia, reconhecido inclusive a nível mundial por RIM e Nokia. O instrutor Jackson Feijó Filho, veio expressamente do Brasil e pertence à equipe de desenvolvimento da Nokia já faz mais de 8 anos.

Do ponto de vista tecnológico a plataforma tem sido muito bem pensada e com bom design. Vou tentar resumir nos seguintes pontos (desculpem, mas é a seção geek do artigo):
O entorno de desenvolvimento está 100% integrado no já existente Visual Studio, permitindo desenvolver no VB.Net e C# entornos e linguagens já conhecidas por muitos dos desenvolvedores.
A interfase visual é muito simples e fácil de utilizar no estilo Microsoft.

Drag & Drop, e rápidamente o desenvolvedor está incorporando componentes. Doble Click para incorporar o código em cada evento. Algo que até hoje a Android não possui, mas que o XCode da Apple, não deve invejar para nada.

Os projetos de tipo XNA, destinados ao desenvolvimento de jogos também apresentam um framework de trabalho que pode-se compreender e assimilar rápidamente.

É claro que, como em todas as plataformas, na hora de realizar aplicações complexas o desenvolvedor deverá aprofundar na Silverlight e XNA.

A experiência do usuário é claramente diferente. Microsoft baseou seu design em algo que chamou "Metro". Sob este novo conceito Microsoft põe o foco no conteúdo e sua tipografia, e nem tanto no gráfico, gerando uma experiência realmente diferente ao que estamos acostumados a ver no iPhone ou celulares com Android. Sobre isto baseou também Windows 8 o que permite, tanto quanto Apple, "unir os pontos" e gerar uma experiência única e uniforme para o usuário (isto era algo que ainda não tinha Microsoft).

Agora sim, indo ao ponto de vista do negócio, se bem que é uma plataforma em ascenso em quanto às vendas e adoção tanto por parte das grandes marcas como dos usuários e também dos desenvolvedores, é claro que requer um pouco mais de tempo. Nos Estados Unidos, enquanto iOS e Android concorrem pelo mercado (na realidade Android ganha por 60/40), Windows Phone só alcança um 3% de inserção. Ainda assim o mercado apresenta que o usuário está preparado para a mudança.



Apple conta com mais de 650.000 aplicações e 250.000 para iPad. Android conta com mais de 600.000 na sua totalidade. Windows Phone está superando as 120.000.

O detalhe a salientar se encontra em que Windows Phone surgiu faz apenas 2 anos, significa que tem dado um pulo muito grande em quanto a aplicações e adoção em comparação com a curva da Apple e Android.

Todo o contexto da assinatura e publicação tem se facilitado e muito. As aplicações podem-se publicar a nível global e, assim como na Apple, se deve possuir uma assinatura anual segundo seja individuo, estudante ou empresa.

A amoedação das aplicações tem seus clássicos dois lados, o da venda e o da publicidade. Outro detalhe a salientar é que as aplicações pagas podem-se baixar como "trial", o que permite ao usuário testar e se desejar, pagar.

Fazendo um pouco de research, não está presente a possibilidade de incorporar Ads em aplicações nativas por parte de muitas das grandes empresas que prestam justamente este serviço, falamos de Exchanges o DSP que servem publicidade OnLine e também tem se extendido a mobile cobrindo maiormente iOS e Android, exemplo:

AdMob (http://www.google.com/ads/admob/), plataforma da Google (ou adquirida pela Google), permite a inclusão de Ads para Windows Phone. Idem, Mobclix (http://mobclix.com/).
Não poderia faltar a própria plataforma da Microsoft Ad (http://advertising.microsoft.com/mobile-apps).

Surpreendentemente, Hunt Mobile (http://www.huntmads.com/) líder no que a tráfego em Latam se refere, não tem disponível Windows Phone na sua plataforma. Assim como também não tem Mobpub (http://www.mopub.com/) ou Admel (http://www.admeld.com/) entre outros.

Esta falta de disponibilidade na plataforma não é para nada um grande impedimento, e esperemos forme parte do processo de expansão da plataforma e da adoção com a mesma naturalidade com que tem se feito iOS e Android. Por quê digo isto? , levemos em conta que o mercado da publicidade em aplicações significou um revenue de $3.3 billões durante o ano 2011 para o mercado global e para o ano 2012 se espera seja 4 vezes mais. Isto significa um grande investimento por parte das empresas e grande retribuição para os que publicamos aplicações que incluem banners.

Conclussões:

O acesso ao desenvolvimento na plataforma é muito fácil, estão todas as ferramentas disponíveis, grátis e com uma linguagem conhecida (no mínimo para começar). Avançados, deverão aprender Silverlight e XNA.

Tem muito boas equipes, sobre tudo as da Nokia, mas a plataforma requer ainda mais tempo no mercado.

Tenho certeza que logo Exchanges e DSP estenderão suas plataformas para Windows Phone para salvar o gap que existe atualmente no que se refere a entrosamento com plataformas de Advertisement.

Com o lançamento de Windows 8 Microsoft fecha o círculo, permitindo que os usuários possam manter viva sua experiência de ponta a ponta passando por seu desktop até seu dispositivo mobile com a mesma interação e usabilidade, um grande ponto a favor.

Não duvido, tem que apostar e esperar, esta plataforma está dando briga.

Fonte e Referências
http://wp7applist.com/en-US/stats/
http://mobithinking.com/mobile-marketing-tools/latest-mobile-stats

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